segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Espaço Judaico


DE JUDEUS PARA JUDEUS é o título que escolhemos para comentar sobre grandes nomes da Nação Judaica e suas mensagens que atravessaram os séculos, indeléveis, indestrutíveis. Esses Judeus notáveis foram usados por Deus para a divulgação de tudo aquilo que Ele pretendia fazer chegar ao coração dos seres humanos a começar pelos Filhos de Abraão, Seu próprio povo!
Assim, sem ter a pretensão de elencar os fatos cronologicamente, às vezes ouviremos  Moisés,  Davi,  ou um dos juízes ou profetas, e assim por diante...
Mas, por que judeus falando aos judeus?  Porque vamos mostrar como os judeus do passado falaram aos seus irmãos do presente, nas Escrituras, avisando e mostrando que Jesus é o Filho de Deus, o Salvador, o Messias prometido! Quem, melhor do que estes, saberiam falar  da sua própria história, que é em primeira análise a resultante de um relacionamento íntimo entre YHWH e o Povo Escolhido?
Uma coisa garantimos : Os textos são contundentes! Fantasticamente probantes! Espantosamente proféticosComprove você mesmo e se espante!
Sabemos que o grande crédito dado a Bíblia como Palavra de Deus está ligado, principalmente, ao cumprimento das profecias. Profecias estas anunciadas por judeus notáveis como Moisés, Isaías, Davi, Daniel e tantos outros sobre o Messias, que tiveram literal cumprimento no NASCIMENTO, 
MINISTÉRIO, MORTE E RESSURREIÇÃO de Jesus.



Comecemos por Davi. Vamos até o livro de Salmos e alcancemos o SALMO DE Nº 22. Num momento de grande inspiração, este judeu notável  chamado Davi compõe para o cantor-mor sobre Ajelé-Has-Saar  este salmo extraordinário cuja riqueza de detalhes torna-o claro anunciador do     sofrimento do Messias durante a sua crucificação!



Vamos colocar a narrativa de Davi e o cumprimento da profecia contida neste salmo, lado a lado com outras narrativas que descreveram as cenas da crucificação.
Salmo 22:1 “Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes?
Mateus 27:46 “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Salmo 22:l8 “ Repartem entre si os meus vestidos, e sobre a minha túnica lançam sortes”
Mateus, Marcos, Lucas e João narram este momento do Calvário: “Disseram pois (os soldados falando sobre a túnica) não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: “dividiram entre si os meus vestidos e sobre a minha túnica lançaram sortes”
Salmo 22:7-8 “Todos que me vêem zombam de mim, estendem os beiços e meneiam as cabeças, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre, livre-o, pois nele tem prazer”.
Mateus 27:39 “E os que Passavam blasfemavam dele, maneando as cabeças”
Salmo 22:16: “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, transpassaram-me as mãos e os pés”
Lucas 23:33 “E , quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram...”
Salmo 22:27 “Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor, e todas as gerações das nações adorarão perante a sua face”
Lucas no seu “Atos dos Apóstolos” fala-nos dessas conversões (cap. 2:5-12).  A pregação de Pedro é um claro cumprimento da palavra do salmista Davi, pois se converteram naquela oportunidade quase três mil almas.
Ficamos por aqui. Continuaremos mostrando como judeus muito conceituados no passado escreveram grandes mensagens proféticas sobre o Messias cujo cumprimento são do conhecimento da história unuversal.

Pense comigo: O que fala a verdade faz-se amigo de Deus e grangeia inimigos entre os homens. Pr. Et.

Nenhum comentário:

Postar um comentário